HOME  |  FAQ  |  MAPA DO SITE  |  CONTACTOS
 
     
VIAGEM NO TEMPO    

Paineis Dinossaurios

Os dinossáurios constituiram um grupo de vertebrados terrestres bastante diversificado que viveu durante a Era Mesozóica. Sugiram no Triásico superior (há cerca de 235 m.a.), e extinguiram-se no final do Cretácico (há 65 m.a.).
O termo Dinosauria e o conceito de dinossáurio foram criados apenas em 1841 por Owen (1804-1892). Esta designação resulta dos étimos gregos deinos, que significa terrível, e sauros, lagarto.

O que são?

Em termos gerais, apresentam membros longos, situados por baixo do corpo e paralelos ao seu plano mediano, numa postura erecta, dita parassagital, que torna a deslocação do animal (o andar e o correr) muito mais fácil e eficiente. À semelhança do que se passa actualmente com os mamíferos, também os dinossáurios apresentavam uma grande diversidade de tamanhos, formas e adaptações (modos de vida).

Os Dinossáurios que aqui viveram

Existiram, neste local, grandes dinossáurios herbívoros a que se dá o nome de saurópodes.
Eram quadrúpedes caracterizados por possuirem cabeça pequena, pescoço muito longo, corpo maciço, cauda muito comprida e membros posteriores normalmente maiores que os anteriores, ostentando uma unha afilada em cada polegar. Os saurópodes, viveram no Jurássico e no Cretácico, em todas as latitudes, e eram animais activos que, inclusivé, podiam adoptar comportamentos gregários.

 
 
Pedreira do Galinha Passado / Presente   Pegadas Fósseis   Painel Pedreira do Galinha Monumento Natural   Painel da História da Terra